RETIRO 2010

RETIRO 2010
NÓS EM COMUNHÃO

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

JOVENS CRISTÃOS NO MUNDO DE HOJE


A carne e o Espírito Santo não se misturam e são adversários; são como água e óleo e os seus desejos diferem em muito, de modo que militam entre si. Lendo a palavra de Deus podemos comprovar isso. É fato que hoje, muitos dos que se dizem cristãos vivem com um pé na igreja e outro no mundo. Com esse post de hoje meu objetivo é elucidar para vocês a importância de saber separar a carne do Espírito, e de obedecer o que o Espírito nos diz.
Romanos, os versículos seguem abaixo:

Romanos 7
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Romanos 8
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 
É evidente nessas passagens a dualidade que estamos discutimos aqui. Enquanto a carne nos afasta da comunhão com Deus, o Espírito Santo nos traz vida e paz (8:6). Meus irmãos, pensem bem e respondam, por quem vocês andam sendo influenciados?

Mateus 7
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
Realmente sentimos que é muito mais fácil seguir o caminho da carne. Eu mesmo me sinto tentado muitas vezes, mas sempre que vem essa vontade eu oro a Deus pedindo misericórdia. A nossa natureza é pecaminosa e isso vem desde o pecado original (Adão e Eva). Mas o que temos que fazer é lutar contra essa natureza, buscando sempre a comunhão com Deus, de modo a evitar que fiquemos fracos e o inimigo venha se aproveitar desse nosso momento de fraqueza.

Gálatas 5
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. 
Aqui é evidenciado o que eu havia citado anteriormente, que a carne e o espírito não se misturam de forma alguma, de modo que o que cada um produz é totalmente antagônico do outro. Mas o interessante de se observar a partir dessa passagem é que o que mais se vê no mundo atual são as obras da carne (5: 19-20). Já se tornam banais e estamos acostumados com tudo isso, infelizmente. Um exemplo prático disso é a existência de classificados de jornais que já vêm até mesmo com anúncios de "acompanhantes". Sem falar no que se vê em relaçao às "Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias" (5:21). 
Mas e as obras do espírito (5:22)? Parece que cada vez menos estes frutos estão presentes na nossa sociedade. Que mundo é este em que estamos vivendo? Realmente os tempos atuais são pura tribulação e muitos jovens já não querem saber mais da palavra de Deus e a têm como secundárias ou, as vezes, nem a consideram.

1 João 2
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Se atentem para o 17. Nele vemos que o mundo passa, mas em Deus permanecemos para sempre! Pensem bem e respondam, quem vocês amam? O mundo? Espero que não, já que a vida aqui tem uma média de 80 anos, mas todos nós temos uma eternidade pela frente! O que são 80 anos perto da ETERNIDADE??

Apocalipse 3
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Na carne somos frios, no espírito quentes! Cuidado, irmão, se você está morno. Este versículo é muito forte! Se você é um lobo vestido de ovelha e acha que está tudo bem, se atente para a palavra de Deus e incline os seus ouvidos a ela. Morno significa que mesmo conhecendo a palavra você se deixou levar pela carne e está nessa transição entre Carne X Espírito. Note que Deus abomina isso ("vomitar-te-ei da minha boca."). Defina sua situação Carne X Espírito!


Os jovens precisam assumir sua atuação na sociedade, contribuindo com o seu idealismo e a riqueza da esperança. O importante são os valores com os quais podem fecundar e dinamizar a sociedade.
No mundo de hoje em que, infelizmente, agrava-se a injustiça e a violência, urge superar esta situação caótica e demonstrar que um outro mundo é possível nesta terra. Nossa meta é o céu prometido por Deus e assegurado pela vitória de Jesus sobre o pecado e a morte.
A vontade de Deus, no entanto, ao nos criar e colocar nesse mundo, é de que já se inicie o caminho para a felicidade, fazendo o bem como compete aos filhos e filhas de Deus.
VALORES
Jesus Cristo é quem nos ilumina sobre o desígnio divino da salvação. É Ele que veio anunciar a Boa Nova e nos ensinar a viver, já nesta vida, os valores do Reino definitivo, tornando presente a beleza da vida da graça divina em nós. Quais são estes valores que os jovens cristãos são chamados a proclamar ao mundo com a palavra e o testemunho de vida? A enumeração desses valores nos ajuda muito, pois nos faz compreender que eles se completam e procuram retratar a vida de Jesus Cristo que devemos imitar. Esta é a missão dos cristãos e mais ainda dos jovens cristãos.
CONFIANÇA
Jesus nos ensinou a confiança no Pai do Céu. Acreditando no seu desígnio de amor superamos todo medo. Lembremo-nos da lição de São Paulo:
“Tudo coopera para o bem na vida daqueles que amam a Deus”. (Rm 8, 28) A confiança é tão grande que vence a angústia nas provações, pela certeza de que Deus conduz as nossas vidas para a sua plena realização. Da confiança em Deus nasce a força para amar o próximo como Jesus. E aí temos muito que imitar. São duas as expressões mais fortes da fraternidade cristã: a partilha e o perdão.
PARTILHAR
Por partilha entendemos a capacidade de dividir com os outros o que de Deus recebemos. Partilhar o pão é o grande sinal do amor que deverá sempre mais nos unir. É preciso assim partilhar não só o alimento cotidiano, mas também tudo que somos e temos.
Os jovens cristãos são chamados a dar testemunho de vida solidária e feliz pela comunhão de bens, para marcar a superação do egoísmo e revelar a força de Cristo em nosso meio. Na medida em que partilhamos o pão, a humanidade torna-se mais fraterna e obtemos como fruto a alegria própria do amor gratuito de quem vive o Evangelho da partilha e da comunhão.
PERDÃO
A outra atitude que expressa de modo claro e forte a nossa intenção de servir a Deus na vida de discípulos e discípulas de Jesus é o exercício do perdão evangélico. É o que mais falta na sociedade. Quem crêrecebe uma força especial para amar e perdoar. Pagar o mal com o bem, vencer o ódio e a vingança, promovendo a reconciliação e a concórdia: eis aí o testemunho de amor mais forte que as lideranças jovens podem dar ao mundo de hoje. Os jovens cristãos são chamados a alegrar, cada dia, o mundo com a beleza da confiança, da partilha e do perdão de Jesus Cristo
ESTE TEXTO FOI EXTRAIDO DO SITE: http://www.ojovemcristao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário